sexta-feira, 27 de setembro de 2013


Feira da Agricultura Familiar em Gararu


Frutas, verduras, legumes, hortaliças e raízes são alguns dos produtos comercializados ontem, 24, no primeiro dia da Feira da Agricultura Familiar no município de Gararu. A iniciativa é do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, criando frentes de comercialização para o escoamento da produção de pequenos agricultores rurais.
Foto: Edinah Mary

 
 A inauguração da feira em Gararu conta com 15 barracas e beneficia 25 agricultores do município, que a partir de agora venderão seus produtos diretamente para o consumidor, alcançando maior renda e diversificando o destino de sua produção. Para a representante dos agricultores familiares de Gararu, Marta Soares, a feira facilitará muito o escoamento dos produtos cultivados e será uma fonte de renda mais segura para os agricultores da cidade. ”Graças à Secretaria de Inclusão Social do Estado, ao Sebrae e à Prefeitura de Gararu nós conseguimos colocar nossos produtos à disposição do cliente e isso facilita muito a nossa comercialização. Antes a gente vendia de porta em porta e agora é o consumidor que vem até nós, valorizando ainda mais o nosso trabalho. Muito obrigado a todos que acreditam no pequeno agricultor e incentivaram a criação dessa feira”.
Além de uma ação de incentivo à agricultura familiar e à geração de renda para agricultores rurais, a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Vânia Junqueira, destacou a importância da feira no âmbito da garantia da segurança alimentar e nutricional dos sergipanos. “Gararu está de parabéns por apoiar a implementação da feira no município e pelo sucesso que está sendo o primeiro dia de comercialização. É aqui que está o trabalhador, aquele que precisa da política pública, então, esperamos que a feira seja um caminho para que esse agricultor conquiste sua autonomia através da sua nova fonte de renda.
O agricultor Josias José dos Santos, que vendeu todos os produtos no primeiro dia da feira, aposta na iniciativa. “A ideia da feira é um incentivo pra que nós continuemos a plantar produtos da terra. Se não existirem pessoas que apoiem o nosso trabalho o jeito é parar de plantar e buscar outro tipo de trabalho, mas isso a gente não quer, então vamos aproveitar essa oportunidade. Pra mim a experiência do primeiro dia valeu a pena, vendi tudo que coloquei na barraca, espero que continue assim. 
A feira da Agricultura Familiar teve o apoio direto da Secretaria Municipal da Agricultura:

Corpo Técnico:
Ghislain Menezes Santoni
Cleovan de Freitas
Eribaldo Albuquerque
Claudia Damasceno
Jessélio Oliveira
Edileuza França
Jorge Carvalho
José Carlos Rezende
Beatriz Cruz Santos






A Feira da Agricultura Familiar continuará quinzenalmente, situada na Praça Rio Branco, centro - Gararu/Se.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDOS A GARARU/SE